Marketing Digital – Oportunidades de Futuro
O Marketing e o Marketing Digital representam hoje em dia uma área de extrema importância para o sucesso das empresas, dos seus produtos e serviços! Tudo passa por ele, mesmo que passando despercebido ao próprio leitor, eles estão lá!
Seja quando lê o Jornal onde vê um anúncio, seja na montra da loja do seu lado direito e até mesmo no ecrã da televisão ou do seu smartphone. A Publicidade (Promoção – um dos P’s do Marketing) é um elemento elaborado pelo Marketing para promover um produto ou serviço, mostrando-o ao potencial público-alvo, esperando que este tenha interesse e o(s) adquiram, e que foi potenciado agora com o Marketing Digital.
Sendo o Marketing uma área que sofre constantemente evolução, é requerido aos seus profissionais e às empresas que detenham as últimas tendências e ferramentas de forma a abordar o mercado mais eficaz e eficientemente possível, potenciando vendas e a notoriedade das marcas.
Com a evolução das plataformas digitais, tornou-se obrigatório as empresas aderirem ao panorama digital, sob pena de perderem negócios e clientes. A necessidade das empresas estarem atualizadas bem como deterem recursos capazes de enfrentarem os desafios atuais levaram a que a procura por profissionais que dominem o Marketing Digital tivesse crescido exponencialmente nos últimos anos.
As Universidades vão já inserindo está área do saber nos seus programas, mas ainda muito lentamente, não conseguindo dar resposta à procura do mercado. Algumas grandes empresas da área sabendo que é necessário formar recursos capazes de enfrentar os desafios atuais, vão lançando cursos e mini cursos gratuitos ou a preços muito competitivos, muitas vezes em parceria com grandes instituições de ensino de relevo internacional.
Desse modo partilho com o leitor alguns cursos promovidos por empresas de renome, como a Google e o Facebook, o qual pode aceder nos seguintes links.
- A Google lançou recentemente o programa Atelier Digital para que os utilizadores possam adquirir as competências digitais que precisam de forma a poderem crescer em termos de carreira ou de negócio. É disponibilizado um plano de aprendizagem pessoal e é totalmente gratuito!
- O Facebook também tem a sua plataforma de aprendizagem, o Facebook Blueprint que prentende também dar ferramentas para que as empresas tenham mais e melhores resultados nas suas diferentes plataformas. Facebook e Instagram.
- A Buffer também tem disponível um curso de Social Media 101, onde é possível em 7 sessões num total de 14 minutos, obter as noções básicas de Gestão de Redes Sociais.
- A Alison, plataforma especializada em ensino virtual, também dispõe de uma formação online gratuita, o Diploma in Social Media Marketing, que para além das Redes Sociais aborda também o Email Marketing.
- O SEO é também uma área importantíssima no Marketing Digital, daí a plataforma Udemy ter lançado o SEO avançado: Estratégia e táticas, onde é possível entender SEO como peça fundamental para promover a visibilidade de um website, bem como entender algumas estratégias essenciais.
Todos estes cursos têm atribuição de Certificação, o que permite documentar e aumentar a qualidade do seu portefólio de competências!
Boa aprendizagem e bom trabalho! 😉