CoronaVírus – como o contornar

O CoronaVírus ou CoViD-19 está aí e temos de lidar com ele.

Vivemos nestes dias aquela que será uma das grandes ou talvez a maior epidemia do século XXI, pelo menos no que toca à rapidez de propagação pelo globo. É o chamado CoronaVírus, ou CoViD-19 (do inglês Coronavirus Disease 2019).

De facto a globalização permite isso. A chamada “aldeia global” permitiu e permite deslocarmo-nos de uma ponta a outra do mundo numa questão de horas e podermos interagir com outros povos, outras culturas, trocando experiências, oportunidades e negócios. Aliás o mundo dos negócios nunca mais foi o mesmo com a crescente e constante interligação entre países e entre continentes.

A China é há já imenso tempo a considerada “fábrica” do mundo, estratégia essa muito bem delineada pelos seus governos há alguns anos em que acreditaram que a mão-de-obra volumosa aliado à grande capacidade de adaptação originariam uma oportunidade, uma capacidade produtiva sem concorrência. A economia mundial está “dependente” deste país pois muito dos seus produtos/serviços recorrem aos produtos produzidos nele.

Desde que se detetou e verificou a propagação do vírus para outros países, a atenção e os esforços em conter os focos de infeção aumentou, levando a medidas severas, resultando na paralisação da industria produtiva chinesa.

Muitas empresas globais sentem já o efeito desse abrandamento e a economia vai começando já a sentir os primeiros efeitos.

Também em Portugal já se começam a sentir os efeitos desta epidemia, onde os primeiros casos começam a ser detetados e onde o governo e as instituições públicas iniciam planos de prevenção por força desses mesmos casos.

Creches, Escolas, Universidades, Bibliotecas, Serviços Públicos diversos e mesmo Empresas começam a ativar os seus planos de contingência orientando os seus trabalhadores para períodos de quarentena.

Obviamente que na vida das empresas, sendo que o tecido empresarial em Portugal é constituído maioritariamente por Pequenas e Médias Empresas, essas paragens afetam e muito a sua sustentabilidade.

Neste âmbito, surge no entanto um novo paradigma que é o do trabalho remoto, ou seja, o trabalho que pode ser feito à distância. Obviamente que nem todas as empresas podem beneficiar deste tipo de alternativas mas as empresas que trabalham maioritariamente serviços podem e devem aderir a este formato.

Destaco neste âmbito algumas ferramentas que devem ter em conta para alavancar a produtividade.

Universo Google:

A Google dispõe de diversas ferramentas, Gratuitas, que permitem o trabalho colaborativo e partilhado de documentos, conteúdos e tarefas, tornando os processos mais simples. Desde as Folhas de Cálculo, Editores de Texto ou Apresentações, passando pela Gestão de Contactos, Transmissões em Direto, Video conferências de até 10 pessoas, existe um conjunto de ferramentas ainda algo desconhecidas pelas pessoas que servem para contribuir para uma maior e melhor produtividade.

No caso das escolas, onde já se ouve falar em fechos antecipados, é vital que se adotem medidas que permitam continuar as atividades lectivas tão necessárias na educação em Portugal . Destaco aqui a ferramenta Google ClassRoom que é uma excelente alternativa para as entidades educacionais e formativas fazerem face a estes constrangimentos. É uma ferramenta gratuita onde professores podem criar os seus planos lectivos, partilhar documentos, avaliações e criar dinâmicas com os seus alunos.

Comunicação onlive:

Para as empresas que queiram comunicar com os seus colaboradores de forma fácil e prática podem recorrer à ferramenta Zoom que permite a realização de Video conferências, produção de vídeo, partilha de ficheiros, etc.

A plataforma Trello é um organizador de tarefas e projetos, muito útil para planeamento estratégico e gestão de equipas de trabalho.

Plataformas como a Google Drive ou Dropbox permitem a partilha de ficheiros em tempo real, pelo que podem ser acedidos e editados por diversos utilizadores, estando atualizados em tempo real.

Plataformas como Microsoft Teams, Bitrix24, entre outras podem ser um importante meio para organizar a informação comercial dos seus clientes e assim poderem tomar decisões baseadas em dados concretos.

Espero que estas simples ferramentas possam ser úteis ao leitor neste período mas também no futuro.

 

Veja mais artigos de marketing aqui na minha página pessoal.

Por | 2024-01-27T09:24:02+00:00 Março 12th, 2020|Marketing, Marketing Digital|Comentários fechados em CoronaVírus – como o contornar
error: Content is protected !!