Uma imagem vale mais do que mil palavras

O Poder da Imagem!

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Esta citação nunca se mostrou tão adequada aos profissionais de marketing quanto nos dias de hoje.  As imagens estão entre os elementos mais importantes para qualificar a comunicação e o marketing digital, nas redes sociais, um ambiente onde o apelo visual se destaca no feed de notícias. Em média, um estímulo visual chega ao cérebro 60 mil vezes mais rápido do que um estímulo de texto.Isso porque 90% das informações que retemos tendem a ser visuais. Segundo o mais recente levantamento realizado pelo Hubspot, 40% das pessoas reagem melhor a imagens do que a textos. Nas redes sociais, este número sobe para 44%.  

Esta preferência pelo formato de imagens – vídeos ou fotografias – é confirma por outro estudo, publicado pela GO-Gulf. De acordo com a pesquisa, dos 4,75 bilhões de itens partilhados no Facebook, 43% estão no formato de imagem. Diante esta tendência, é indiscutível que a gestão da comunicação visual nestes múltiplos canais sociais se tornou essencial para o desenvolvimento das marcas no ambiente digital.

Algumas recomendações sobre como os profissionais de marketing digital podem qualificar a comunição visual e melhorar o relacionamento entre marcas e clientes.

  1. Planeie o seu conteúdo em sintonia com o consumidor

Para captar a atenção dos seus consumidores no feed de notícias, não basta apenas adoptar o formato mais popular. É preciso compreender quais são os tipos de comunicação visual que mais conversam com os seus consumidores e, com base nessas informações, elaborar um cronograma para os post’s. De acordo com a pesquisa da Matter Communications, os formatos de comunicação visual que geram mais relacionamento são fotografias/ imagens (44,50%), vídeos (33,20%) e infográficos (19%).

  1. Fique atento às dimensões e qualidade das imagens

Cada rede social possui dimensões diferentes para a publicação e partilha de imagens, visando proporcionar aos usuários uma melhor experiência de visualização do conteúdo. 67% dos consumidores online acreditam que fotos nítidas e detalhadas de um produto são mais importantes que a sua descrição, segundo levantamento publicado pela Wishpond. Por isso, crie imagens de acordo as especificações de cada plataforma, reajustando as mesmas imagens para cada canal.

  1. Tenha templates de modelos e personalize

Para facilitar a rotina do dia a dia na criação do conteúdo visual, conheça as especificações dos canais sociais que serão utilizados e crie templates (modelos) personalizados  com os formatos adequados para determinada rede social. Desta forma, é possível diminuir o índice de reajuste e otimizar o tempo na elaboração de novos conteúdos.

  1. Aposte nos infográficos

Em média, o consumidor consegue manter atenção voltada para alguma coisa por apenas cinco segundos. Com esta necessidade de comunicar informações de um modo cada vez mais rápido, claro e objetivo, os infográficos tornaram-se uma verdadeira febre e uma das melhores opções para marcas que querem se destacar sem perder tempo. Um título chamativo, um conteúdo relevante, dados contundentes, ilustrações amigáveis e um fluxo claro são os pilares para desenvolver um bom infográfico.

  1. Compartilhe valores e dicas

Outra forma de agregar valor às marcas e cativar o seu público por meio do conteúdo visual é compartilhar citações e dicas como imagens de fundo nos post’s. Desta forma, é possível disseminar a cultura e os valores da sua empresa de uma maneira atrativa e criativa.  De acordo com Iinterativa, posts com imagens recebem 94% mais visualizações e interações que os que não têm.

  1. Fortaleça suas campanhas com ilustrações

Uma das melhores formas de potencializar o lançando de campanhas com o uso de hashtags é ilustrar o tema e as hashtags oficiais da campanha com imagens impactantes. Estas imagens conseguem captar atenção do leitor e, se bem sucedidas em criam identificação, conseguem estimulam a interação por meio de partilhas. Quando partilhadas, estas imagens contribuem para o fortalecimento da marca e da campanha na memória dos usuários.

  1. Partilhe as suas conquistas

Por fim, toda conquista nas redes sociais deve ser celebrada e, principalmente, compartilhada! Grande marcos, como a conquista de um milhão de seguidores, devem ser partilhados com a audiência, e a melhor forma de fazer isso é por meio de imagens bem humoradas e exclusivas.

Por | 2019-08-19T20:01:21+00:00 Fevereiro 26th, 2019|Marketing, Redes Sociais|0 Comments
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