A importância do Marketing Pessoal

Nos dias de hoje a maior parte das pessoas consegue perceber que são realmente uma “marca”, marca essa que deve ser cuidada, mantida e preservada, comunicando os valores que realmente acredita!

Não me canso de abordar este tema que considero de extrema importância: a importância de olharmos para a nossa marca, a marca que transmitimos e a marca que deixamos na sociedade e como ela tem impacto direto e indireto no agora e no amanhã. Vamos neste artigo focar em alguns pontos que considero definir na construção do marketing pessoal de cada um!

A promoção do indivíduo como um elemento chave em busca da concretização de objetivos, resultados e sucessos sempre fizeram parte do ser humano que, independentemente da época em que vivia, sentia a necessidade de fazer algo que o destacasse entre os demais. Hoje em dia a concorrência é cada vez maior e temos de nos destacar ainda mais, utilizando os meios disponíveis ao nosso dispor.

O tradicional Curriculum Vitae (CV) é sem dúvida ainda uma peça fundamental de compilação/resumo das nossas habilidades técnicas e pontos fortes, mas o nosso Portfólio e as nossas experiências de vida assumem nos dias de hoje um papel cada vez mais importante, pelo que também devem ser destacados.

Porque falo de indivíduo/marca? Porque cada vez mais devemos considerarmo-nos como um “Produto”. Temos de nos promover, destacar as nossas propostas de valor para o mercado, os pontos mais fortes, as habilidades técnicas e humanas que ajudarão o empregador a atingir mais facilmente os seus objetivos, a resolver mais rapidamente as suas necessidades/os seus problemas.

Não só as Hard Skills mas também as Soft Skills são essenciais para atingirmos os nossos objetivos pessoais e encontrarmos mais rapidamente as oportunidades que procuramos. Estas são compostas por todas as características e saberes que adquirimos e vão além da competência técnica e académica adquirida. São as experiências em voluntariado, as ações extra-currículo que se desenvolvem, a participação em eventos (temáticos ou não), é a capacidade de iniciativa, a organização de eventos, programas, etc. Estas habilidades definem muito mais rapidamente um profissional do que o seu “simples” CV.

Vivendo no mundo digital como o de hoje, as ferramentas online assumem aqui também um papel importantíssimo na construção e promoção da marca pessoal. Destaco as habituais presenças (quase obrigatórias) nas redes sociais profissionais como o LinkedIn ou onde devemos ter um cuidado especial ao tipo de informação contida, pois está acessível ao potencial empregador, mas também nas redes mais pessoais como o Facebook e Instagram, p. ex. O bom uso destas “redes” permitirão chegar a pessoas (contactos) que de outra forma seriam difíceis de alcançar.

Falando em digital, outra ferramenta muito importante é o website/blog pessoal onde podemos (e devemos) incluir toda a informação a nosso respeito bem como o Portfólio, hobbies, artigos, experiências, entre muitos outros conteúdos.

De facto, promovermo-nos é essencial e hoje em dia existem diversas formas de o fazer, até gratuitas, vejamos o caso das redes sociais.

Existem também habitualmente iniciativas um pouco por todo o país onde se aborda o tema da marca pessoal, do emprego e do empreendedorismo, onde se partilham experiências e dicas importantes sobre como aprimorar o “eu” e conseguir melhores resultados pessoais e profissionais.

É o caso, por exemplo, da Feira do Emprego, iniciativa promovida pelo Gabinete de Inserção Profissional da Junta de Freguesia de S. Vitor, em Braga, nos próximos dias 11 e 12 de Outubro.

Temas como Emprego, Trabalho em Equipa, Oportunidades de Carreira e Recrutamento serão as temáticas principais, que serão complementadas com Talks dirigidas por alguns profissionais de referência e também com exposições de empresas, instituições e recrutadores. Uma iniciativa a não perder no Espaço Vita.

Para mais informações visite a página do evento: http://bit.ly/feiraemprego-svitor19

E a sua marca, como está? 🙂

Por | 2024-01-27T09:24:04+00:00 Outubro 9th, 2019|Marketing Digital, Marketing Pessoal, Redes Sociais|Comentários fechados em A importância do Marketing Pessoal
error: Content is protected !!