O Email está vivo!
O e-mail é o meio mais antigo no mundo digital para comunicarmos. Apesar de actualmente existirem variadas formas e meios de comunicar com outras pessoas na web, o e-mail mantêm-se como aquele que melhores resultados apresenta na comunicação e promoção de diversas acções.
A campanha de e-mail ou E-mail Marketing é ainda hoje um dos melhores meios de divulgação e propagação de uma campanha de venda ou activação de marca, seja pelo reduzido investimento ou mesmo pelo seu alto poder de segmentação.
Mas basta enviar e-mail’s para obtermos mais vendas e clientes? Não. O envio constante de e-mail’s sem controlo e desrespeito pela privacidade e segurança é considerado SPAM.
O que é então considerado uma campanha de e-mail e SPAM?
Campanha de e-mail
Mensagem por correio electrónico enviada e recebida pela internet que tenha como objectivo divulgar ou oferecer produtos ou serviços, manter um relacionamento com o destinatário ou ainda, promover o atendimento ao cliente, desde que este tenha autorizado o seu recebimento (Opt-in) e que o remetente disponibilize de uma forma simples o seu cancelamento (Opt-out).
SPAM
É uma mensagem de correio electrónico que é enviada em massa, sem relevância, e que tem como objectivo a oferta de produtos ou serviços sem que os destinatários tenham algum relacionamento com o remetente, não tenham autorizado o seu recebimento e onde não existe a possibilidade do seu cancelamento.
Apesar de possuir inúmeras vantagens, as campanhas de e-mail necessitam de seguir regras e rotinas para que o seu retorno e objectivos sejam alcançados com sucesso.
Mas quais são as potencialidades do e-mail marketing?
Muitas!
Pode fazer uma Campanha de Boas Vindas em que pode incluir dois objectivos: o primeiro de agradecer os recentes contactos comerciais estabelecidos e mostrar que tem estima por eles; o segundo objectivo é de solicitar o consentimento para o envio de futuras comunicações através deste meio de comunicação, e com isso promover o contacto regular.
Pode oferecer condições especiais a aniversariantes, através de Campanhas de Aniversário. Aqui o objectivo é estreitar o relacionamento entre os clientes e a organização, demonstrando a lembrança e o interesse neste relacionamento com, por exemplo, o envio de um cartão virtual no dia do aniversário do cliente.
Pode enviar Campanhas de Eventos Especiais por ocasião de datas festivas ou acontecimentos importantes.
Pode também utilizar o e-mail marketing para o envio de Newsletter’s , mantendo a sua audiência actualizada e com isso também contribuir para um maior relacionamento com os clientes.
Agora que já sabe da importância do E-mail Marketing, pronto para implementar na sua organização? ?